domingo, 20 de março de 2011

MÉTODO GDS - CADEIAS MUSCULARES.

 As Posturas GDS
"A estrutura governa a função e submete o psiquismo"
Godelieve Denys-Struyf, in "Cadeias musculares e articulares"
Quem já ouviu falar de Godelieve Denys-Struyf? Provavelmente poucas pessoas. Esta retratista e fisioterapeuta francesa estudou e escreveu sobre o método Mézières e, mais tarde, concebeu uma visão ainda mais apurada da postura, da morfologia e dos traços psicológicos e personalísticos associados a cada estrutura postural (morfopsicologia). O método GDS não é tanto um método de tratamento; é mais uma visão avaliativa e integrativa única que vê o sujeito e a sua morfologia de uma forma verdadeiramente holística (e aqui a utilização desta palavra não é gratuita). As 5, aliás 6 estruturas concebidas por Godelieve devem ser vistas como modelos e também de forma integrativa. Cada uma encarna um "modo de ser", um "modo de estar", um "modo de funcionar", um padrão de activação psiconeurológica e uma gestalt única de conflitos inconscientes, no sentido verdadeiramente psicanalítico do termo.

As seis estruturas estão em nós, mas em relações quantitativamente e qualitativamente diferentes. A base é a mesma em todos,nossas diferenças estão nas nuanças.


Alcance Mecânico da Leitura e da Análise Psicocorporal


Os músculos dão origem à palavra do Corpo, as articulações que a manifestam participam de nosso procedimento. Isso para identificar os mecanismos de uma utilização corporal, às vezes destrutivas para as nossas cadeias musculares e articulares.
Método GDS – Noção de “Terreno” (assunção psicológica e física). Terreno Psicomecânico que não se deve deixar inculto, que é preciso limpar, cultivar, corrigir e gerir. Com a ajuda de conscientização e de um trabalho consigo mesmo. Esse terreno tem seus pontos fortes e fracos em cada um de nós.

Em nós:
Um terreno psicocorporal mecânico, com características recebidas ou impostas?!
Cabe a nós escolher:
Submeter – se a um destino ou realizar um projeto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário