quarta-feira, 14 de setembro de 2011

ASSUNTO DO DIA: CONDROMALÁCIA PATELAR.


É uma dor no joelho anterior, acredita-se que causada pelo desequilíbrio do quadríceps.
O quadríceps consiste de quatro músculos localizados na parte anterior da coxa. Quando se contrai, ele estende a perna flexionada. Os músculos do quadríceps convergem, através de um tendão único, para um pequeno osso redondo, o qual atua como ponto de apoio para os músculos acima do joelho flexionado e aumenta a eficiência da contração muscular.  Este osso é conhecido como rótula ou patela.
Os quatro músculos se inserem na borda superior da patela.  À medida que a perna se estende, a patela se movimenta numa cavidade situada na face anterior do osso da coxa, o fêmur.  Para que esse movimento da patela seja normal, é necessário que a contração dos quatro músculos do quadríceps seja equilibrada e coordenada.
Um desses quatro músculos, o vasto interno, contrai-se somente nos últimos 10-15º da extensão da perna.
No Remo, é comum que, ao final da remada, quando as pernas estão tão esticadas quanto possível, elas ainda estejam dobradas cerca de 15-20º.  Em conseqüência disso, não existe ação do vasto interno durante a remada.
Porém, a extensão da perna, repetida milhares de vezes durante incontáveis remadas, torna os outros três músculos do quadríceps ainda mais poderosos.

A combinação do aumento da força dos músculos laterais do quadríceps, com a relativa diminuição da força do médio quadríceps produz um desequilíbrio na tração da patela, puxando-a lateralmente sobre os côndilos da cavidade do fêmur.  O resultado final é a degeneração da cartilagem das costas da patela, o que causa dor e, eventualmente, pode levar ao desenvolvimento de artrite nesse local.
A condromalacia patelar causa dores na parte frontal do joelho, que piora ao descer escadas, agachar, correr e remar.  A dor é, geralmente, gradual no início, precedida pela rigidez do joelho após exercícios físicos.
Tratamento e prevenção:
A correção do desequilíbrio do quadríceps aliviará a dor atrás da patela. Isso pode ser feito com exercícios estáticos para o quadríceps, que fortaleçam o vasto interno.
Exercício estático do quadríceps para corrigir desequilíbrio dos músculos da face anterior da coxa, que causa a condromalacia patelar.
Sente-se no chão com uma perna dobrada.  Vire para fora o pé da outra perna (que está reta), trave o joelho e levante a perna do chão cerca de 10cm.  Mantenha esta posição por 10 segundos.  Relaxe e repita 10 vezes.  Com o tempo, aumente o número de repetições e acrescente peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário